• Agência X10

Empresa pode ter finalmente descoberto a causa das explosões do Galaxy Note 7

Desde o surgimento dos primeiros casos de explosão até hoje, ninguém sabe exatamente por que o Galaxy Note 7, smartphone descontinuado pela Samsung, corria o risco de pegar fogo repentinamente. A própria Samsung se limitou a citar apenas "um defeito na bateria" em seus comunicados.

Contudo, a fabricante de eletrônicos Instrumental desmontou algumas unidades do smartphone e, num relato publicado nesta semana, diz ter possivelmente encontrado a causa para as explosões. E parece que a culpa foi do design geral do dispositivo.

Segundo a Instrumental, a forma como os componentes foram organizados dentro do corpo do Note 7 é "fundamentalmente falha". A empresa explica que, mesmo que o celular não seja pressionado com força, o próprio design do aparelho pode fazer com que a bateria seja "comprimida" a ponto de explodir em uma reação química.

Como indica o site The Next Web, enquanto a maioria dos smartphones deixa um pequeno espaço livre acima da bateria, o Note 7 tem quase todos os componentes praticamente "grudados" com a unidade de energia. A ideia era fazer um celular cheio de recursos, mas não tão grande. Parece que a decisão foi errada.

A bateria do Note 7, como a de outros smartphones, é composta por uma camada positiva de óxido de lítio cobalto, uma camada negativa feita de grafite e duas camadas separadoras banhadas em eletrólito feitas de polímero. Essas camadas separadoras permitem que íons (e energia) flutuem de um lado para o outro sem permitir que as camadas positiva e negativa se toquem.

A Instrumental explica que o design do Note 7 pode ter comprimido a camada separadora. "Se essas camadas positiva e negativa se tocarem, a energia flutuando vai direto para o eletrólito, aquecendo-o, o que gera mais energia e mais calor", diz a empresa. "Tipicamente, isso resulta em uma explosão."

Ainda segundo a Instrumental, pressões simples do dia a dia, como a ondulação mecânica normal da bateria, o estresse acumulado pela tampa traseira e até deixar o celular no bolso da calça podem comprimir a bateria além do limite. A Samsung, até agora, não confirmou ou negou essa explicação.

É claro que o Note 7 não é o único smartphone com uma bateria gigante num corpo supostamente pequeno demais. Mas nenhum outro celular com 5,7 polegadas no mercado atual tem tantos recursos, como a caneta stylus e o leitor de íris, o que exige mais espaço dentro do hardware e, consequentemente, mais energia.

Essa pode até ser uma das razões para as explosões do Note 7, mas talvez não a única. De qualquer maneira, a Samsung não se posicionou oficialmente sobre o caso e, considerando o silêncio recente da empresa em relação a isso, é provável que uma explicação definitiva nunca seja divulgada. Por enquanto, essa parece ser a hipótese mais confiável.

Via Olha Digital

0 visualização0 comentário

Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2021 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.