• Agência X10

iOS 10 já está em 76% dos dispositivos móveis da Apple


A Apple anunciou hoje por meio de seu site para desenvolvedores que 76% dos iPhones e iPads do mundo já estão usando o iOS 10, a versão mais recente do sistema operacional da empresa. Outros 18% dos aparelhos ainda estão no iOS 9, e apenas 6% utilizam uma versão mais antiga do sistema.

Esses dados, segundo a empresa, são de 4 de janeiro de 2017. Trata-se de um aumento de 13% na quantidade de usuários do iOS 10 desde novembro, quando ocorreu a última aferição. O ritmo ágil de adoção do iOS 10 é algo que vem ocorrendo desde seu lançamento: um dia depois, 14% dos dispositivos já tinham a nova versão.

Como a Apple já divulgou que possui mais de 1 bilhão de dispositivos iOS em funcionamento no mundo, é fácil calcular que mais de 140 milhões de aparelhos receberam a atualização em um dia. Atualmente, mais de 760 milhões de dispositivos já têm a útlima versão do sistema operacional.

Do outro lado

O Android, por sua vez, principal concorrente do iOS, tem uma situação completamente oposta à do sistema operacional da Apple com relação a adoção. As novas versões do sistema operacional do Google demoram tanto tempo para chegar a todos os dispositivos que essa situação chega a ser uma grave falha de segurança.

Uma rápida olhada na distribuição de versões do Android entre dispositivos revela essa situação. Em dezembro do ano passado, apenas 0,4% dos aparelhos tinham a Nougat, a versão mais recente do sistema. A Marshmallow, versão anterior, estava em 26,3% dos aparelhos, e mais de 70% dos dispositivos se dividiam entre mais de 10 outras versões do sistema.

Vale lembrar que centenas de fabricantes diferentes fazem celulares com o sistema operacional do Google. A Apple, por outro lado, é a única a criar dispositivos que rodam o iOS, o que dá muito mais agilidade ao sistema na hora das atualizações. A "culpa" pela demora na atualização do Android, porém, não é só do Google: trata-se de uma questão bem complexa.

via Olhar Digital

1 visualização0 comentário