Ficou sem bateria no meio da rua ou na praia e não tem onde conectar seu aparelho? Sem problemas, é só ligar um cabo USB no seu boné e recarregar o dispositivo usando energia solar.
Essa é a solução oferecida pela startup SolSol, de Los Angeles, que apresentou o projeto no festival South by Southwest (SXSW) e busca verba via financiamento coletivo Indiegogo.
De acordo com a companhia, o processo não utiliza baterias e não emite radiação, é amigável ao meio ambiente e pode preencher a carga com até 200 mAh por hora — e a empresa já vem trabalhando em uma forma de aprimorar a tecnologia para acelerar esse processo.
Confira o vídeo abaixo, que apesar da falta de primor na produção ilustra a novidade:
Especificações técnicas
De acordo com a startup, o SolSol só funciona no contato direto com a luz solar e tem carga máxima de 1.45 W em condições padrões, Voltagem de Operação (Vmp) de 5.2 V e Corrente de Operação (Imp) entre 125 mA e 350 mA.
Ele é compatível com iPods e iPhones 5,6 e 6S, smartphones Android com conectores MicroUSB de 5V e semelhantes. O material é feito com 100% algodão, células fotovoltaicas monocristalinas , regulador eletrônico de energia e outros componentes.
De acordo com quem já usou durante o SXSW o único empecilho foi o peso, um pouco acima de um boné normal. Os produtos vêm várias cores e estão à venda a partir de US$ 69 (quase R$ 220 na cotação desta terça-feira) e têm entrega prevista para abril.