• Agência X10

Xperia XZ Premium: 5 prós e contras em relação aos concorrentes


O Xperia XZ Premium é o smartphone top de linha lançado pela Sony em 2017 e, como seria de se esperar, traz o hardware mais avançado já visto em um celular da empresa japonesa.


O aparelho foi anunciado na mesma faixa de preço que os flagships atuais das companhias rivais e chamou atenção por trazer algumas características únicas, como o recurso de Super Câmera Lenta e a tela Triluminos com resolução 4K.


Depois de já termos passado alguns dias com o dispositivo para fazer nossa análise completa – que você encontra clicando aqui –, podemos explicar quais são os pontos mais fortes e fracos do smartphone.


Se você está curioso para saber se o XZ Premium está mesmo valendo a pena, então confira agora a nossa lista com os principais prós e contras do aparelho.

Pró 1: câmeras ótimas

O Xperia XZ premium vem com uma câmera traseira de 19 MP que faz uso da tecnologia Motion Eye da Sony para produzir fotos ótimas mesmo no modo automático.


O autofoco preditivo consegue acompanhar bem objetos em movimento e as imagens saem com cores ótimas e definição excelente tanto em ambientes bem iluminados quanto em situações menos favoráveis.


Os vídeos em 4K também são muito bons de forma geral.

A câmera frontal, por sua vez, tem 13 MP, o que garante resultados agradáveis em ambientes bem iluminados, mas apenas aceitáveis no escuro – mais detalhes sobre essa questão nos pontos negativos.


Além disso, a lente tem um ângulo de visão grande o suficiente para fazer fotos em grupo sem muitas dificuldades.

Pró 2: modo SuperSloMo

Outra vantagem bacana da tecnologia Motion Eye da câmera é o modo de filmagem em Super Câmera Lenta.


Enquanto a maioria dos celulares tem a captura em slow motion limitada a 240 quadros por segundo, o XZ Premium consegue chegar a 960 fps.


Em ambientes bem iluminados, é só ativar a função com o timing certo para garantir resultados realmente impressionantes.

Pró 3: tela 4K

A Sony ouviu as críticas sobre o Xperia Z5 Premium e fez o XZ Premium manter sua tela permanentemente na resolução 4K.


Por mais que seja difícil perceber a diferença na maior parte do tempo, a densidade de pixels enorme no display de 5,5 polegadas cria imagens realmente impressionantes quando você assiste a conteúdos cheios de detalhes.


A empresa japonesa realmente soube como tirar proveito da tecnologia Triluminos das suas TVs para oferecer uma ótima experiência.

Pró 4: desempenho excelente

Como seria de se esperar de um smartphone top de linha com o processador Snapdragon 835, o XZ Premium tira de letra mesmo os apps mais pesados.


Os programas são abertos com bastante rapidez e rodam sem qualquer problema, mesmo quando vários aplicativos estão abertos.


O games mais exigentes também funcionam sem o menor sinal de sufoco e sem qualquer ameaça de queda de desempenho em momento algum.


Além disso, o 64 GB de armazenamento interno dão bastante espaço para deixar muita coisa salva no celular, e ainda dá para expandir com um cartão micro SD.

Pró 5: áudio muito bom

O Xperia XZ Premium vem com um alto-falantes estéreo voltados para frente, e a Sony fez questão de caprichar neles.


O resultado é que eles conseguem atingir volumes altos sem distorções perceptíveis nos sons.


A qualidade é simplesmente muito boa e a experiência sonora como um todo é digna de destaque.

Contra 1: escorregadio feito um peixe

O formato reto e os vidros usados pela Sony na frente e na traseira do XZ Premium deixaram o aparelho extremamente liso e escorregadio.


Somando isso às grandes dimensões do aparelho, é fácil que ele ameace escapar quando você tenta usar com uma mão só.


Colocá-lo no próprio colo ou em superfícies lisas e desniveladas é praticamente garantia de queda.

Contra 2: acabamentos frágeis

Por mais que a frente e a traseira do celular sejam protegidas pelo Gorilla Glass 5, o mesmo não pode ser dito das laterais em plástico e das margens metálicas nas partes de cima de baixo.


Foi só o smartphone sofrer uma ou duas quedas de menos de 1 metro de altura para que ele ficasse cheio de arranhados visíveis nas bordas.

Contra 3: bateria fraca para uso intenso

Usando o smartphone moderadamente, só para checar redes sociais por alguns minutos e responder algumas mensagens, a bateria até aguenta um dia inteiro sem grandes sufocos.


No entanto, é só você aproveitar um pouco mais a tela 4K e o ótimo desempenho em jogos para perceber que as reservas de energia não dão muita conta de usuários intensivos.


Nos nossos testes, o XZ Premium aguentou só 5 horas e 16 minutos de reprodução contínua de vídeo no YouTube com a tela com nível máximo de brilho.


Com isso em mente, caso você costume usar bastante o celular durante o dia, é melhor garantir um bom power bank e andar sempre com o carregador – que não tem carregamento rápido, aliás, por mais que o XZ Premium seja compatível.

Contra 4: sem flash frontal

Ainda que a câmera frontal seja muito boa pra selfies em ambientes bem iluminados, as fotos não têm a mesma qualidade em lugares escuros.


Como o XZ Premium não vem com flash LED frontal e nem com alguma solução que use a tela para iluminar um pouco as fotos, não tem muito o que fazer nesse tipo de situação: você vai ter que procurar um lugar com mais luz ou então se contentar com uma selfie granulada.

Contra 5: visual controverso

Em tempos de smartphones tops de linha que estão seguindo para formatos diferentes e telas praticamente sem margens, o estilo quadradão da Sony e as bordas grandes acima e abaixo da tela passam uma sensação bem antiquada.


Por causa disso, o visual do XZ Premium acaba agradando mesmo somente um público bem específico: os fãs da marca.

E aí, o que você achou dos prós e contras do Xperia XZ Premium?


Compartilhe a sua opinião nos comentários.

Via TecMundo

9 visualizações0 comentário