top of page

Possui um Nokia 9? É melhor desativar o sensor de impressões digitais



Uma das maiores tendências do mercado de smartphones, é a utilização de um sensor de impressão digital abaixo do ecrã. Existem equipamentos em que essa funcionalidade funciona muito bem, outras em que funciona razoavelmente bem, e depois existe aqueles em que a sua utilização é de todo terrível.

Agora surgiu, um equipamento que faz uso dessa mesma tecnologia, que aparenta funcionar, terrivelmente mal. Alias, nem sei se posso considerar que ela funcione.

Um vídeo publicado na rede social Twitter mostra que o Nokia 9 desbloqueia com qualquer dedo, de qualquer mão, e de qualquer utilizador, não importando se a impressão digital foi registada antecipadamente. Pior, o sensor de impressão digital permite desbloquear o Nokia 9 quando um pacote de pastilhas é colocado sobre ele. Por outras palavras, o sensor de impressões digitais, cuja missão é proteger o dispositivo, falha completamente, e faz tudo menos proteger.

Por isso, se possui um Nokia 9, a melhor solução para aumentar a segurança do seu dispositivo é desativar o sensor de impressão digital e retornar ao bom código antigo. É certo que o sensor de impressões digitais é mais conveniente e rápido. Mas se ele não faz o que é pedido, então torna-se inútil. Por outro lado, o utilizador é o único que conhece o código que definiu para desbloquear o smartphone.

Acontece que o Nokia 9 recebeu uma atualização recente para melhorar o desempenho do sensor de impressão digital. Basta dizer que a ligação entre essa atualização e o problema revelado é bem engraçada. Quero acreditar que este é um problema de software, e a Nokia deverá resolver o mesmo dentro de alguns dias. Esta é simplesmente a maior falha que já vi desse tipo de sensores, e algo realmente muito grave, tendo em consideração que muitas instituições bancarias, e outras, já utilizam essa funcionalidade para desbloquear as suas aplicações.



6 visualizações0 comentário