• agenciax10

6 dicas para tirar boas fotos com o celular


O celular se tornou uma ferramenta indispensável para registrar momentos únicos, como passeios, viagens, uma comemoração com amigos, entre outros casos. Mas ele não se limitam apenas a essas finalidades: com a câmera do smartphone, a depender da ocasião, é possível fotografar paisagens ou até mesmo tirar fotos criativas sem a necessidade de carregar uma câmera semiprofissional ou profissional na mochila. Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar as capturas feitas com o seu telefone.


1. Regra dos terços

Uma técnica simples, e que está escondida nas configurações dos celulares, é a regra dos terços. Muito usada em composições de pinturas, essa regra ajuda a compor um cenário mais equilibrado, independentemente do que está sendo capturado.

Para aplicar essa técnica, é preciso que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em fotos de paisagens, por exemplo, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, por exemplo, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço. Nos pontos de interseção, você pode alinhar o horizonte, destacar árvores, prédios, pássaros ou outros elementos.




2. Utilize o modo manual

O modo manual é o principal responsável para tirar uma foto de boa qualidade, já que você pode controlar diversas etapas da captura sem se render ao automático. Com ele, você pode ajustar o foco, exposição, ISO, entre outras configurações, "na mão", a fim de registrar imagens de acordo com o seu gosto.

No caso do foco, você pode dar mais visibilidade a pontos específicos, por exemplo. Para escolher o melhor foco, você pode ou ajustá-lo manualmente, com uma barra deslizável, ou utilizar configurações pré-definidas, como o modo macro, que permite a captura de objetos bem de perto enquanto mantém o fundo desfocado.

A velocidade do obturador, também chamado de "shutter speed", ajusta a quantidade de luz capturada na hora da foto. Quanto mais rápido, mais nítidos serão os objetos em movimento e menos iluminada será a imagem. Quanto mais lento, melhor serão os detalhes em ambientes escuros. No segundo caso, porém, é importante o uso de um tripé ou apoio fixo para que suas fotos não saiam borradas.


Já a exposição permite que você escolha a quantidade de luz que o seu celular irá capturar. Aumentar a exposição lhe dá imagens mais claras, e vice-versa. O ISO, por sua vez, mede a sensibilidade da câmera à luz, o que pode causar um efeito granulado em ambientes escuros e cenas mais estouradas em locais com muita iluminação, caso utilize-o com cifras altas.

Por fim, o balanço de branco serve para ajustar a temperatura e corrigir a coloração de uma imagem. Em alguns cenários, por conta da iluminação, as fotos podem sair com um tom muito elevado de azul, verde ou laranja, e é aqui que você pode mudar isso.


3. Evite o zoom

A menos que o seu celular possua lentes específicas ou recursos que potencializem o zoom no seu smartphone, como é o caso do Huawei P30 Pro, é melhor deixá-lo de lado caso a sua preocupação seja com a qualidade. Isto porque, na maior parte dos celulares, a aproximação é digital, o que pode tornar a foto granulada, borrada ou, em alguns casos, fazê-la perder a definição por completo. Dessa forma, vale a pena evitá-lo e se aproximar do objeto a ser fotografado. Há, também, a possibilidade de utilizar acessórios que realizem a tarefa, como lentes para telefones.


4. Utilize o modo HDR

Fotos em HDR possuem um bom balanço entre as diferentes intensidades de luz que existem em um mesmo cenário. Esse resultado é obtido graças à combinação de fotos com tonalidades diferentes de luz, sombra e tempo de exposição, o que garante uma imagem com maior definição de cores e contrastes.

Mas, atenção: quando utilizado de maneira inadequada, o modo HDR pode deixar a foto com um aspecto artificial. Dessa forma, vale a pena realizar testes com e sem o efeito antes de tirar a foto definitiva. Outra dica, caso o celular suporte, é deixá-lo ativado no modo automático, no qual o filtro será aplicado de acordo com o ambiente e sem a necessidade de intervenção do usuário.


5. Combine o temporizador e o tripé

Se você é a pessoa que sempre fica de fora das fotografias ou está cansado de procurar desconhecidos para pedir para tirar uma foto, essa dica é importante. Com apenas um tripé e o temporizador da câmera você pode definir uma contagem regressiva antes de a foto ser tirada e garantir que ninguém fique de fora


6. Trate as suas fotos

Você não precisa ser um profissional de edição de imagens para dar um toque extra nas suas fotos. Há diversos aplicativos que permitem o ajuste de contraste, brilho, balanço de branco, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques, como o VSCO, PicsArt, Snapseed, Adobe Lightroom, entre outros. Todos estão disponíveis para iPhone (iOS) e Android.




Fonte: Tech Tudo

3 visualizações

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2020 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.