• agenciax10

Golpe do carregador falso vira motivo de alerta nos Estados Unidos



Autoridades dos Estados Unidos começaram a alertar consumidores a respeito do perigo de carregar o celular em locais públicos. Em comunicado divulgado desde a semana passada, a Procuradoria Distrital do Condado de Los Angeles informa que portas USB disponibilizadas em aeroportos, rodoviárias, hotéis e outros locais podem esconder códigos maliciosos (em sua essência, vírus) capazes de infectar o smartphone enquanto recarrega a bateria. O chamado golpe do carregador falso é de conhecimento público há anos e não se sabe se há um caso específico que tenha motivado a iniciativa do órgão americano.


O perigo de carregadores USB está na dupla função oferecida pela conexão do smartphone: além de levar energia ao aparelho, a porta também é capaz de transmitir dados. Criminosos virtuais podem explorar essa característica para infectar dispositivos USB localizados em locais com grande fluxo de pessoas, como cafés, restaurantes e estações de metrô. Segundo as autoridades de Los Angeles, um celular pode ter dados roubados em minutos após ser conectado a um carregador público comprometido.


O nível de exposição, no entanto, depende de vários fatores, como a versão do sistema operacional instalada no aparelho. Telefones que rodam o antigo Android 4.4 ou anterior são os mais expostos, já que se conectam a entradas USB usando um protocolo de transferência de arquivos que facilita a invasão.


Para evitar ser uma vítima, é importante usar apenas carregadores públicos comuns, que contam com tomada convencional. Por isso, é necessário levar consigo o carregador de parede do celular. Uma alternativa é lançar mão de carregadores portáteis USB do tipo power bank, desde que sejam de uso estritamente pessoal.





Fonte: Tech Tudo

3 visualizações

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2020 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.