Dynamic Island, modo de ação, tela aways on e detecção de acidente, essas são algumas das principais novidades do iPhone 14 Pro para a vida. São essas funcionalidades que fazem o iPhone 14 Pro ser realmente diferente do antecessor, o iPhone 13 Pro.
Esse ainda não é uma review completa, afinal ainda temos muito para testar no novo modelo de smartphone da Apple, mas as novas funções que verificamos realmente merecem uma atenção especial. Confira!
Modo de ação
O sistema de câmeras do iPhone 14 Pro tem uma ultra-wide de 12 MP e uma telefoto 12 MP. Mas a estrela mesmo é a principal: a grande-angular, que saiu dos 12 MP para os 48 MP e tem sensor quad-pixel — aquele que combina 4 pixels em 1 "pixelzão" e, teoricamente, otimiza a entrada de luz, saindo com 12 megapixels (então se quiser usar os 48 MP precisa ativar o modo RAW).
O modo "ação" promete uma superestabilização sem precisar usar um gimbal para ter cenas em movimento mais suaves e sem tremedeira. Para acionar, é só clicar no ícone que aparece quand entra no modo "vídeo". Ele faz um crop na beira da imagem original, ou seja, se está gravando em 4K ele faz o vídeo em 2,8K e até 60 FPS.
Por conta desse corte, ele automaticamente já entra no ícone de 0,5x, mas é possível alternar para a lente que quiser.
Para alternar a resolução e os frames por segundo, é só clicar no ícone no canto superior direito.
O modo de ação promete uma superestabilização. Fonte: Apple/ Reprodução
Agora, se o usuário estiver dentro de casa ou de algum ambiente com pouca iluminação, vai aparecer um aviso na tela que “requer mais luz”. Então até dá para gravar, porém a imagem vai ficar bem mais granulada, já que o ideal é usar o recurso em ambientes mais iluminados.
Mas tem um truquezinho nesse caso que ajuda a melhorar um pouco se o desejo for usar o modo "ação" mesmo assim, é só ir em: Ajustes > Câmera > Modo de ação: luz baixa e depois ativar a chavinha. Assim, o modo "ação" vai reduzir a estabilização para otimizar as cenas com menos luz.
Em uma pequena comparação com a GoPro mais nova, a HERO 11, dá para ver que o iPhone não deixa a desejar. É possível fazer vídeos em movimento com bastante qualidade. Então, para quem gosta de filmar cachorros correndo, alguma atividade física, shows, crianças e afins, é uma boa opção ter esse recurso na palma da mão e de uma forma tão simples assim. Ponto positivo para a Apple.
O modo "ação" é perfeito para quem gosta de filmar cachorros correndo, alguma atividade física, shows e crianças.
Fonte: Apple/ Reprodução
Dynamic Island
Aqui é a Apple fazendo Steve Jobs feliz de novo e mostrando que sabe criar inovações interessantes para o usuário. Essa "ilha dinâmica" surgiu como uma forma de deixar o famigerado notch, que só ficava ali paradinho guardando os sensores interativo e adaptável.
Um detalhe bem legal, que faz "da Apple ser a Apple", é o cuidado que se tem com a animação. Não é que as coisas simplesmente desaparecessem, elas são sugadas para o mundo mágico da ilha.
Nos testes, o mais usado foi o player de música e o mapa. No WhatsApp, ele fica com a reprodução do áudio rolando, que é bem legal. Ele também mostra algumas notificações do sistema, o reconhecimento facial e quando o usuário vai emparelhar algum gadget, tipo AirPods. A Apple ficou de confirmar a lista de aplicativos que já são compatíveis com a Dynamic Island.
A funcionalidade também mostra mais de um aplicativo ao mesmo tempo, o que a Apple chama de multiatividade. A Dynamic Island se adapta a dois elementos interativos, e quem escolhe qual fica no espaço maior é o próprio sistema, que entende qual seria a informação prioritária entre o Spotify e o mapa, por exemplo.
Ainda não se sabe se com as próximas atualizações e aplicativos de terceiros vão poder usufruir da API de atividades ao vivo para ver placar de jogo na Dynamic Island.
Mesa hit the island na playland
Mas como toda nova funcionalidade, a Dynamic Island também tem alguns pontos que não são tão legais. Veja quais são:
dedo sujo na câmera frontal;
engole espaço de outros ícones (sinal de operadora) quando está expandido, como no caso do áudio do WhatsApp, e cobre conteúdo;
para alguns usuários, pode não ser uma função tão intuitiva o segurar para ver a versão resumida do aplicativo e clicar rápido para expandir ou abrir o app todo.
Por ser uma função recente, esses e outros pontos podem ser melhorados no iPhone 15.
O Display Aways-on é uma das funcionalidades que a Apple "copiou" da Samsung. Fonte: Apple/ Reprodução
Display Aways-on
É um recurso que a gente já viu na Samsung no Galaxy S7, em 2016, mas ainda assim, sempre é um recurso interessante para ver informações essenciais na tela de bloqueio.
No iPhone 14 Pro, esse recurso vem ativado por padrão, mas pode ser desativado nos ajustes. Quando a tela sempre ativa está on, a taxa de atualização dela cai para cerca de 1 Hz, o brilho reduz e entra em um modo de baixo consumo de energia quando o aparelho é bloqueado.
Ainda é possível ver a imagem de papel de parede e tudo mais, porém pode gerar um pouco de desconforto a sensação de que a vida do aparelho está sendo sugada. No site da Apple, tem disponível uma lista de momentos em que a tela fica realmente toda escura, por isso outras possibilidades de configurações seriam bem-vindas.
O iPhone está virado para baixo.
O iPhone está no bolso ou na bolsa.
O "foco sono" está ativado.
O modo "pouca energia" está ativado.
O iPhone está conectado ao CarPlay.
Você está usando a câmera de continuidade.
Você não usa o iPhone há algum tempo (o iPhone aprende os padrões de atividade do usuário, então desliga e liga a tela de acordo com isso, inclusive se você configurar um alarme ou um horário de sono).
O iPhone detecta que o usuário se afastou dele com um Apple Watch emparelhado (a tela Sempre Ativa será ligada quando o Apple Watch estiver perto do iPhone novamente).
Detecção de acidente e SOS de emergência
O iPhone 14 veio com duas novidades para a segurança dos usuários: o SOS de emergência e a detecção de acidentes.
A detecção de acidente, como o próprio nome diz, identifica acidentes de carro e liga automaticamente para os serviços de emergência reproduzindo um áudio que informa a ocorrência e o local do acidente.
A ferramenta também envia uma mensagem de texto e a localização para os contatos de emergência cadastrados pelo usuário na ficha médica no app Saúde do iPhone.
No Brasil, a Apple informou que serviço acionado nesses casos é o 190, da Polícia Militar. Antes de fazer a ligação e correr risco de passar trote (o que é crime nesse caso), o iPhone começa uma contagem regressiva e soa um alarme para cancelar a ligação em alguns segundos caso seja um erro do sensor, por exemplo.
O recurso funciona com um novo acelerômetro de 2 núcleos no iPhone 14 que mede níveis altos de força g (aceleração) de até 256 g. A Apple usa esse sensor também como um novo giroscópio que tem alto alcance dinâmico para fazer medições até 4 vezes mais rápido do que antes para ter mais agilidade na hora de detectar a força g alta em um acidente grave.
O SOS de emergência e a detecção de acidentes são novidades para a segurança dos usuários. Fonte: Apple/ Reprodução
Para se ter uma ideia, uma montanha-russa chega em média a 4 g ou 5 g de aceleração, então para chegar a esse número aí, a Apple precisou realizar diversos testes.
A empresa explica que testou o recurso com algoritmos que foram treinados com “mais de 1 milhão de horas de dados de acidentes e condições reais nos veículos mais comuns, incluindo sedãs, veículos utilitários esportivos (SUVs), minivans e caminhonetes”. Já tem relatos de usuários no exterior com funcionamento correto em caso de acidente.
Outro recurso que chamou atenção no lançamento foi o SOS de emergência via satélite. Como funciona: o iPhone envia mensagens de emergência e o compartilhamento da localização do app Buscar quando o usuário estiver perdido em um lugar sem acesso à rede celular ou Wi-Fi.
O iPhone 14 Pro usa umas antenas exclusivas para conectar-se diretamente ao satélite e buscar ajuda. De acordo com a Apple, dá até para atualizar manualmente a localização no app Buscar usando a conexão por satélite. Mas, por enquanto, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, o que é uma pena.
Com essas novidades, o Iphone 14 Pro pode se tornar uma boa opção para quem está pensando em trocar de aparelho e busca modelos com funcionalidades práticas e que ofereçam mais segurança, facilitando o dia a dia.