A Apple está aos poucos colocando em prática os planos da empresa de ser a responsável pelo modem 5G presente nos próprios celulares. Seguindo as previsões mais recentes, a expectativa é de que ela comece a lançar eletrônicos com o componente integrado já em 2023.
A informação é do The Wall Street Journal, que publicou uma reportagem analisando recentes movimentações da Maçã no setor. De acordo com a matéria, o modem desenhado e encomendado pela companhia está saindo do papel para ser usado em iPhones, iPads e em alguns modelos do Apple Watch.
Ao menos três movimentos foram detectados nesse setor: a compra da divisão de chips wireless 5G da Intel em 2019, a abertura de uma série de vagas de emprego na área (e em cidades que concentram escritórios de rivais, como a Broadcom) e a redução da parceria com a Qualcomm, que passará de fornecer quase 100% desses chips para apenas 20% justamente em 2023.
O que pode mudar?
Caso o modem 5G de fato vire da própria Apple a partir da geração iPhone 15, isso significa que a empresa terá o controle sobre mais um dos componentes internos do aparelho. O chip pode até passar a integrar o conjunto do processador de linha A, que tradicionalmente roda nos smartphones da marca.
Com tantas peça criadas e integradas em casa, há a possibilidade de otimização do desempenho e do consumo de energia do dispositivo, assim como o barateamento de processos. A reportagem, entretanto, cita que o processo de criação e fabricação é complicada e talvez seja necessário algum tempo até que todo o processo seja refinado.
Fonte: Tecmundo
Comments