A Motorola apresentou na China o Motorola Edge X30, primeiro celular com o recém-lançado processador Snapdragon 8 Gen 1. Com isso, a fabricante americana resolveu a questão que movimentava fóruns de discussão na internet, em que usuários debatiam sobre qual smartphone estrearia o chip da Qualcomm. Até o momento, não há previsão de lançamento no Brasil.
O novo processador da Qualcomm foi revelado no final de novembrocom a promessa de capacidade computacional 20% mais rápida que as gerações anteriores. Espera-se que o componente também marque presença em aparelhos como Xiaomi 12 e Galaxy S22, que devem ser anunciados em breve.
O Edge X30 traz duas versões diferentes, com destaque para a edição especial com lente frontal escondida sob a tela. A outra versão é bem semelhante, mas usa um recorte circular para abrigar o recurso.
No restante das especificações, os celulares se equivalem e trazem tela de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e painel OLED. Sua taxa de atualização chega a 144 Hz, o que deve garantir imagens fluidas, sem rastros e sombras nas transições.
O conjunto fotográfico reserva 50 MP na câmera frontal, 50 MP na ultra wide e 2 MP para o sensor de profundidade. A lente frontal, por sua vez, apresenta generosos 60 MP. Os recursos do arranjo contemplam estabilizador óptico de imagem (OIS) e foco automático. Para alimentar o telefone, uma bateria de 5.000 mAh é incluída na ficha técnica, além de um carregamento rápido de 68W.
O armazenamento conta com algumas particularidades. O modelo especial, com câmera embutida no display, apresenta apenas uma versão, com 256 GB de espaço para dados e 12 GB de memória RAM. Enquanto isso, a outra variante – com recorte na tela – dispõe das seguintes opções:
128 GB de armazenamento e 8 GB de memória RAM
256 GB de armazenamento e 8 GB de memória RAM
256 de armazenamento e 12 GB de memória RAM
Há ainda suporte ao 5G e NFC, que permitem acesso à internet mais rápida (em regiões compatíveis) e pagamento por aproximação sem o cartão, respectivamente. Embora não haja uma confirmação, o Edge X30 deve incluir o Android 12 nas configurações de fábrica. Foram apresentadas opções nas cores azul e branca.
O lançamento do smartphone comprova algumas especulações que já indicavam que a Motorola traria um aparelho com o novo chip da Qualcomm. O componente reserva novidades como a polêmica função de acionamento constante da câmera, recurso que avisaria caso algum bisbilhoteiro fique de olho no display. A fabricante diz que será uma função opcional. O modelo ainda captura vídeo em altíssima resolução 8K com HDR.
Vale reforçar que o telefone ainda não está disponível para outras regiões além da China. Os preços no mercado chinês começam em 3.199 yuans, o equivalente a R$ 2.820, e podem chegar a 3.599 yuans, cerca de R$ 3.170.
Commentaires