top of page

Nexstill: Laser pode danificar a câmera do celular? Em resumo: sim, mas calma:


O Rock in Rio 2022 está rolando com direito a relatos nas redes sociais de pessoas que tiveram a câmera do celular danificada por causa do espetáculo de lasers em shows de música eletrônica. Verdade ou mito? Não é possível atestar as postagens na web sem acesso ao arquivo original, mas, em resumo: sim, é possível que um laser afete o seu smartphone. Mas tenha calma, vamos explicar.


São necessárias condições quase perfeitas para que isso aconteça. Por exemplo, a fonte do laser precisa estar a menos de cinco metros da lente do telefone, de acordo com a empresa americana TC Tech Systems, especializada na instalação de aparato de vigilância e telefonia.

Além disso, a firma aponta que é necessário que a câmera do celular fique exposta ao feixe de laser por alguns instantes para que o dano de fato ocorra. A intensidade do laser também conta muito para determinar se o equipamento eletrônico está em risco.

As aulas de física ensinam que raios laser geram iluminação, mas também produzem calor. Este efeito é o mais relevante para o sensor de imagem presente em gadgets como celular, câmera fotográfica profissional e câmera de vídeo. Em casos mais extremos, o raio pode danificar linhas de pixels – os pontinhos brilhantes que formam uma imagem –, a depender do tempo de exposição.


Por via das dúvidas, o ideal é ter cautela. A gigante dos eletrônicos Sony recomenda que os clientes não exponham as lentes das câmeras aos raios de laser. “Eles podem danificar o sensor de imagem e e acarretar que câmera não funcione bem”, diz a empresa num artigo online. Ainda de acordo com a empresa, o impacto pode ser sentido diante de reflexo de raio laser.


No fórum oficial da Apple, uma pergunta registrada em 2022 sobre o tema levou à seguinte resposta: “Você não tem nada a temer. Provavelmente você está se referindo a uma caneta laser de baixa intensidade. Ela não vai machucar a lente da sua câmera.”

A resposta – que recebeu o selo de “recomendada” pela Apple – traz na sequência a seguinte ressalva: “Note que uma luz com alta intensidade direcionada a um objeto vai transmitir radiação e criar calor que pode danificá-lo.” Ainda não se sabe se este é o caso relatado nas redes sociais, durante o show do DJ Alok. O responsável pelo postagem não publicou mais nada desde que o tweet começou a bombar.










Fonte: Techtudo

32 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating