• agenciax10

Nokia supera Samsung em atualizações do Android, diz pesquisa



Os smartphones fabricados pela Nokiaestão recebendo mais atualizações do Android do que aparelhos de outras marcas, como Samsung e Xiaomi, de acordo com estudo publicado pela Counterpont Research, empresa de análise de dados sobre tecnologia. A fabricante aparece na liderança do ranking com maior suporte de segurança e software para o Android, sendo a que mais libera atualizações para o sistema operacional do Google.


Os dispositivos da Nokia também costumam estar entre os primeiros a receber os updates, liderando a lista das marcas que levam menos tempo para liberar as atualizações. A expectativa é que o suporte ao Android 10 chegue em breve aos mais de 15 aparelhos confirmados pela empresa. O novo sistema começou a ser liberado pelo Google nesta terça-feira (3), para usuários do Pixel e de smartphones selecionados.





De acordo com a pesquisa da Counterpoint, cerca de 96% dos aparelhos vendidos pela Nokia desde o lançamento do Android 9.0 (Pie) ofereciam atualizações para o sistema, liberado pelo Google em 2018.

Segundo o estudo, a Nokia é a fabricante que mais oferece suporte de segurança e recursos de software para seus clientes. Porém, esse desempenho é seguido de perto pela Samsung, com 89%, e pelas chinesas Xiaomi e Huawei, com 84% e 82%, respectivamente. Outras fabricantes, como Lenovo e Oppo, mantêm menos de 50% de seus modelos atualizados. A Nokia é, também, a marca com mais aparelhos prontos para receber o Android 10 .


Segundo o diretor de pesquisas da Counterpoint, Peter Richardson, as empresas não estão dando a devida atenção ao problema. "As atualizações do sistema operacional e de segurança são um aspecto que recebe pouca atenção". Ele lembra que, além de garantir mais segurança para o usuário, as atualizações são importantes para o desempenho dos aparelhos. "Muitos dos principais recursos, como a duração da bateria, processamento, câmera e memória, estão relacionados ao desempenho do sistema operacional", acrescenta Richardson.



Quando o catálogo inteiro das marcas é analisado, o panorama se torna ainda pior para a maior parte das fabricantes. Ainda assim, as marcas Nokia, Lenovo e Xiaomi surgem com mais da metade de todos os seus aparelhos executando a versão 9.0 do Android. Em primeiro lugar, a Nokia também costuma ser a mais rápida a liberar as atualizações.

A pesquisa ainda aponta que consumidores estão optando por ficar mais tempo com smartphones até decidir por trocá-los por um novo. Seguindo essa tendência, à medida que o tempo passa, usuários podem estar cada vez mais expostos às falhas de segurança relacionadas às versões desatualizadas do Android.



Manter seus aparelhos com suporte a versões atuais do Android é algo a ser enfrentado pelas fabricantes. Em média, os smartphones com o sistema tendem a receber atualizações de software por até três anos. Esse tempo pode ser melhorado, principalmente se comparado ao suporte médio dado pela Apple, que costuma chegar a mais de quatro anos, a depender da versão do iPhone (iOS).

O Google tem oferecido cada vez mais suporte para que fabricantes possam liberar atualizações oportunas. A empresa também passou a exigir que aparelhos populares recebam ao menos dois anos de atualizações de segurança.




Fonte: TechTudo

7 visualizações

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2020 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.