• agenciax10

Recarga sem fio pode prejudicar bateria de celular, indica estudo


O carregamento sem fio de bateria pode comprometer a vida útil da bateria do celular, de acordo com um estudo realizado pela Sociedade Americana de Química (ACS). Na pesquisa, a entidade observou a temperatura máxima e mínima de smartphones quando submetidos a processos de recarga sem fio e concluiu que, ao longo do tempo, o uso do recurso pode diminuir a vida útil do componente porque está propenso a gerar mais calor. A pesquisa salienta ainda que o pior cenário ocorre em processos de recarga sem fio com o celular desalinhado com o carregador.


Os pesquisadores compararam cenários de uso de carregadores sem fio que mostraram que esse modo de carregamento, em geral, produz temperaturas maiores no interior do celular se comparado ao processo convencional de carregamento, usando cabos USB.

Conectando o celular à tomada pelo carregador cabeado, a pesquisa mediu temperaturas que não superaram o teto de 27º Celsius. Usando um carregador sem fio em bom alinhamento com as bobinas internas que efetivamente carregam a bateria, a pesquisa detectou uma temperatura máxima de 30,5° Celsius que, no entanto, diminui ao longo do processo para um patamar mais aceitável.




O grande vilão da vida útil da bateria em recarga sem fio são processos de recarga com o celular desalinhado sobre o carregador. Nesse cenário, os especialistas notaram que o pico em temperatura ficou próximo aos 30,5° Celsius do processo realizado em alinhamento, mas por muito mais tempo.


A diferença na faixa de 3° Celsius pode não parecer muita coisa, mas é preciso levar em consideração que o efeito é cumulativo e que, em geral, a tendência é que o aparelho fique exposto ao aumento de temperatura durante a recarga por longos intervalos.

Ainda segundo a análise da ACS, a melhor janela de temperatura para uma bateria operar – o que considera não só seu carregamento cotidiano, mas também uso – é de 15 a 40.


Dicas para evitar o calor no carregamento

Alguns cuidados podem diminuir a intensidade do calor. O primeiro deles é manter o celular alinhado com a base de carregamento sem fio. Outras precauções envolvem evitar usar o telefone enquanto o carregamento ocorre. Também é bem-vindo evitar a recarga em ambientes muito quentes, além de remover capinhas.


Por que o calor é um problema?

As baterias de hoje funcionam a partir de uma reação que faz com que um composto de íons de lítio transite no interior das células num processo que libera energia. O calor é um inimigo natural da durabilidade das baterias porque tende a acelerar reações químicas no interior das células, aumentando o desgaste e diminuindo a eficiência das substâncias que regulam o funcionamento.


O desgaste das substâncias, que pode ser entendido como a diminuição na sua eficiência na hora de reagir da forma desejada para liberar energia, reduz a capacidade de retenção de carga da bateria ao longo do tempo. Ele gera um efeito acumulado que diminui os ciclos de carga/descarga que a unidade pode suportar até deixar de ser efetiva.

Em casos extremos, o calor pode aumentar e levar a superaquecimento até um nível em que o encapsulamento que isola e protege o interior da bateria derrete. Em contato com o ar e outras substâncias, o material entra em combustão.




Fonte: Tech Tudo

7 visualizações

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2020 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.