1. Cuide da saúde de sua bateria
É natural que a saúde da bateria de seu smartphone venha a se desgastar. Esse fenômeno, acontece por conta do envelhecimento químico que ocorre nos íons de lítio, esses que estão presentes na maioria dos celulares como a melhor tecnologia em armazenamento de energia. Suas antecessoras, as baterias feitas de zinco-carbono ou alcalina, não possuíam as mesmas propriedades dos íons de lítio que chegam a produzir uma tensão até mesmo duas vezes maior.
Nesse sentido, as baterias feitas deste material são recarregáveis e proporcionam um maior tempo de uso e armazenamento de energia. No entanto, existem diversos fatores que a longo prazo podem afetar o armazenamento de bateria de seu dispositivo, diminuindo a capacidade máxima da bateria e causando a necessidade de carregamentos mais longos e com mais frequência. Confira algumas dicas de como cuidar da bateria de seu smartphone.
Use o carregador original de seu celular;
Carregadores turbo, podem ser utilizados contanto que as especificações de tensão sejam adequadas ao seu aparelho;
Em casos de super aquecimento, evite carregar seu celular utilizando capa protetora ou sob superfícies que armazenam calor;
O "Bloqueio automático de tela" pode prolongar o uso da bateria;
Evite usar o "Brilho" de tela no máximo por longos períodos;
Evitar utilizar seu celular durante o carregamento;
2. Mantenha seu dispositivo atualizado
Os sistemas operacionais passam por atualizações constantes, que tem como seu principal objetivo aprimorar a experiência do usuário, corrigindo eventuais bugs, melhorando o desempenho do aparelho e garantindo mais segurança para o usuário. Para acompanhar essas mudanças em seu dispositivo, existem algumas configurações nativas que podem auxiliar o usuário a manter seu dispositivo atualizado. Confira a seguir algumas dicas de como manter seu dispositivo atualizado.
Verifique por atualizações através das configurações de seu aparelho;
Ativar o recurso de atualizações automáticas permite que seu software seja atualizado em segundo plano durante períodos ociosos;
Também é possível baixar e instalar atualizações através de um computador em sistemas operacionais como iOS;
3. Evite deixar o espaço de armazenamento cheio
Durante o uso a longo prazo de um smartphone, é comum que seus arquivos sejam armazenados no armazenamento interno de seu dispositivo. No entanto, a falta de espaço de armazenamento em seu celular pode ocasionar travamentos, lentidão e até mesmo pode impedir que seu telefone inicie o sistema operacional em casos mais extremos.
Ainda que os celulares de última geração possuam um grande espaço de armazenamento interno entre 32 GB e 128 GB, é comum que usuários percam seus dados por conta de falta de espaço de armazenamento interno como, por exemplo, em smartphones com o sistema iOS onde existem relatos de usuários que ao utilizar o dispositivo cheio, o iPhone acaba travando e reiniciando sozinho.
Essa situação, pode ocorrer também em outros dispositivos, a medida celulares utilizam certa quantidade de espaço do espaço de armazenamento interno para manter suas funções ativas. Confira algumas dicas de como evitar essa situação.
Faça backup de seus dados em nuvem;
Evite deixar arquivos pesados em seu celular;
Libere espaço em seu dispositivo apagando apps que você não usa;
4. Cuidado com o ambiente
Ao levar seu celular para diferentes espaços, é sempre importante tomar alguns cuidados para que seu dispositivo não fique exposto a elementos que podem afetar a vida útil de seu smartphone. Confira a seguir algumas dicas com cuidados para ter com o ambiente onde seu celular está.
Evite exposição ao sol, para evitar o aquecimento de seu dispositivo;
Não deixe seu celular no banheiro enquanto toma banho;
Mesmo celulares aprova d'água, ainda estão sujeitos a oxidação por isso, evite molhar seu dispositivo com frequência;
Não repouse objetos sobre seu celular;
Evite usar objetos pontiagudos contra a tela de seu celular;
Evite expor seu dispositivo ao calor;
Fonte: Canaltech
Comments