• Agência X10

Swatch brinca com slogan famoso da Apple e toma processo como resposta


A Apple iniciou um processo em um tribunal na Suíça contra a fabricante de relógios e smartwatches Swatch.


A acusação?


A rival estaria utilizando um slogan famoso da Maçã para ganhos próprios sem qualquer autorização.


Para promover o novo relógio de pulso Bellamy, que tem embutido um sistema de pagamentos via NFC em parceria com a Visa, a marca usou o slogan "Tick Different".


A Apple alega que ele é uma referência clara a "Think Different" ("Pense Diferente"), uma das campanhas mais clássicas e bem-sucedidas da empresa — tudo o que a Swatch teria feito foi trocar a primeira palavra e fazer um trocadilho com o verbo que indica o "tique-taque" dos ponteiros.


Assista ao comercial abaixo para refrescar a memória:



E agora veja o cartaz da Swatch para o novo modelo:


O CEO da Swatch, Nick Hayek, diz que a semelhança é "puramente uma coincidência" e que a própria empresa havia usado uma frase parecida no passado ("Sempre diferente, sempre novo"). Além disso, a frase foi devidamente patenteada pela companhia nos EUA e na Suíça, provavelmente já se protegendo de eventuais processos da Maçã.


Para ganhar a causa, a Apple terá que provar que o slogan causa relação direta com a marca em vez da Swatch em 50% dos consumidores, mas ainda não está claro como ela vai realizar esses testes.


A briga vai longe


Primeiro, a Apple tentou barrar a campanha no Instituto Federal Suíço de Propriedade Intelectual, mas teve o pedido negado.


Em resposta, ela iniciou os procedimentos judiciais na Corte Federal Administrativa da Suíça.


Vale lembrar que Apple e Swatch quase estabeleceram uma parceria para o lançamento de um relógio inteligente, mas ela nunca chegou a se concretizar. As duas chegaram até a brigar pelo nome iWatch — a marca suíça barrou o registro da rival, pois já era dona de uma patente similar, o iSwatch, o que fez o nome do produto se tornar, no fim das contas, Apple Watch.








Via MACRUMORS/TIM HARDWICK

5 visualizações0 comentário