• Agência X10

CNH-e: nova carteira de motorista vai parar em um app no seu celular


Aficionados por tecnologia e esquecidos de plantão – que costumam deixar a identidade em casa na hora de sair – devem comemorar com a nova proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última terça-feira (25).


Isso porque a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ganhar muito em breve uma versão digital no seu celular, com direito a QR Code e aplicativo dedicado.


Não se preocupe, o documento físico não será deixado de lado e continuará sendo emitido normalmente pelo órgão.


A ideia do órgão, no entanto, é oferecer uma edição do item que é mais fácil de ser transportada e que seja mais adequada aos dias atuais.


Desse modo, é possível apresentar o smartphone com a carteira virtual em qualquer situação que o documento original seja solicitado.

Proposta mostra mais uma vez a importância do celular na sociedade (Arquivo/Agência Brasil)

Para garantir a autenticidade da peça – que tem a mesma validade da CNH em papel –, o Contran desenvolveu um aplicativo que, além de mostrar todas as informações básicas do condutor, também traz um código QR para escaneamento e conta com certificação digital.


“Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento”, explica o ministro das Cidades, Bruno Araújo.


“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. [...] Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, analisa Araújo no comunicado oficial sobre a novidade.


A boa notícia é que o ministro parece estar falando realmente sério com relação à desburocratização.

Registro e segurança

Conforme explicado no artigo publicado no Portal Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) não terá custo extra para o cidadão e poderá ser feita de uma forma razoavelmente simples e rápida.


Basta se cadastrar no site do Denatran, ativar sua conta através de um link enviado por email e ativar o app no celular que vai armazenar o seu documento digital.


Após esse processo, será possível transferir a CNH-e para o dispositivo, com o item sendo protegido por um PIN que é exigido a cada novo acesso à carteira.


Perdeu o celular ou foi roubado?


Sem problemas, já que o sistema permite que o aplicativo seja bloqueado remotamente. Infelizmente, vai ser preciso esperar um pouco para usufruir da novidade, já que a carteira virtual passa a valer a partir de fevereiro de 2018.

Via PORTAL BRASIL

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2021 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.