• Agência x10

Apple vem cortando desempenho dos iPhones 6s para preservar suas baterias


A semana passada, um tópico de discussão no Reddit falou sobre a possibilidade da Apple estar cortando intencionalmente o desempenho dos processadores de iPhones 6 e 6s, com o objetivo de esconder problemas de bateria. John Poole, fundador do Geekbench, o app utilizado pela maioria dos usuários que reclamou do problema, investigou a fundo e descobriu que é mais ou menos por aí, só que os aparelhos estão ficando lentos para preservar suas unidades de energia — e não aposentá-las.


Poole mediu a performance de iPhones 6s e iPhones 7 em diversas atividades e encontrou uma curiosa degradação na comparação entre as versões 10.2.0, 10.2.1 e 11.2.0 do iOS. A conclusão foi de que a Maçã tem limitado o comportamento de alguns modelos de menor capacidade para evitar desligamentos inesperados, causados por drenagem repentina. Isso é consequência natural do envelhecimento dessas edições e também acontece devido a uma alteração no iOS.


“Primeiro, parece que o problema é generalizado e vai continuar piorando enquanto os telefones (e suas baterias) forem envelhecendo. Veja, por exemplo, a diferença na distribuição de picos das versões 10.2.1 e 11.2.0. Em segundo lugar, o problema é devido, em parte, a uma mudança no iOS. A diferença entre 10.2.0 e 10.2.1 é muito abrupta para ser apenas uma função de bateria. Acredito (como outros) que a Apple introduziu uma mudança para limitar o desempenho quando a condição da bateria se deteriora até determinado ponto”, explica.


O brasileiro Guilherme Rambo, de Florianópolis, até mesmo identificou um elemento do sistema, o powerd, que controla velocidade e potência da CPU/GPU. Como foi introduzido no release 10.2.1, essas alterações são atribuídas ao programa.


Apesar da “nobre intenção”, a solução encontrada pela empresa não agrada aos consumidores, porém, continua sendo melhor do que seu telefone deixar de funcionar quando ainda acusa carga suficiente para manter-se em atividade.


Problema pode estar afetando também o iPhone 7


A experiência de Poole revelou que o iPhone 7 pode começar a ser afetado pelo mesmo problema em breve. Os resultados dos testes de densidade kernel no Geekbench mostraram que as versões 10.2, 10.2.1 e 11.1.2 do iOS mantêm a regularidade no dispositivo. Já a 11.2 começa a lembrar a degradação vista na 10.2.1 do iPhone 6s.


Isso significa que a Apple pode diminuir intencionalmente os iPhones mais antigos para maximizar a eficiência e a estabilidade de energia quando a capacidade da bateria vai perdendo sua vida útil. E vale lembrar que as unidades de íon-lítio naturalmente perdem sua capacidade ao longo dos anos. Dado o fato do iPhone 6s ter sido lançado em setembro de 2015, ele já tem idade suficiente para que os usuários comecem a pensar em substituição de cargas problemáticas.


A grande questão é que, ainda assim, a Maçã segue fazendo isso na surdina e não falou oficialmente sobre o assunto até agora. A solução, por enquanto, é mesmo trocar a bateria.

4 visualizações0 comentário

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2021 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.