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4G não funciona: o que fazer para corrigir o problema


Confira dicas antes de recorrer à assistência técnica.

A falha no 4G é um problema que atinge usuários de diferentes celulares. O defeito pode ocorrer por diversos motivos, mas é possível resolver com alguns ajustes feitos pelo próprio usuário. Os procedimentos são recomendações de diferentes fabricantes e podem ser aplicados em smartphones com sistema Android ou iOS, por exemplo. Caso o problema persista, é recomendado que o usuário procure uma assistência técnica especializada para que seja feito um diagnóstico preciso. Confira as dicas a seguir.


Confira, nas linhas abaixo, seis dicas para resolver o problema de falha na conexão 4G


1. Redefina as configurações de rede

Redefinir os ajustes de rede pode resolver o problema.

Em alguns casos, existe a possibilidade das configurações de rede apresentarem algum problema temporário. Para resolver, basta acessar as configurações do dispositivo e na opção de redes móveis encontrar o menu de redefinição. Em alguns casos, isso também redefine as configurações das conexões de Wi-Fi e Bluetooth. Essa opção funciona como uma espécie de "reset" das redes.





2. Verifique se o chip definido para uso da rede está correto

Verifique se o chip definido para uso é o correto.

Em aparelhos com capacidade para dois chips, é preciso definir um SIM específico para o uso da rede 4G. Em alguns casos, o problema pode ser por conta dessa definição, uma vez que a entrada do chip configurado para uso pode não ser a que o SIM está armazenado. Para resolver, acesse as configurações do dispositivo e selecione corretamente qual entrada deve ser configurada para o acesso das redes móveis.


3. Verifique a cobertura da operadora

Confira no site da operadora ou através da Anatel se a sua área recebe cobertura do sinal 4G.

Existe a possibilidade de o usuário estar em local que não há boa cobertura da operadora. Portanto, o sinal pode oscilar ou até mesmo não funcionar em determinadas regiões. Para verificar se este é o problema, é recomendado acessar o site da operadora e verificar os locais atendidos. Outra opção, em caso de viagem, por exemplo, é ativar o roaming de dados, mas vale lembrar que o usuário pode ser cobrado por essa função, já que deve usar a cobertura de outra operadora.


4. Verifique se celular e chip são compatíveis com a tecnologia 4G

Celular e chip têm que ser compatíveis com a tecnologia para que a rede funcione corretamente.

Nem todos os celulares e chips são habilitados para o uso da internet 4G. Isso se deve pelo fato desta ser uma tecnologia relativamente recente no país, e alguns usuários podem utilizar smartphones que não oferecem suporte à tecnologia. Para verificar se este é o problema, confira as especificações do aparelho e se ele suporta a conexão 4G. Caso a resposta for positiva e o problema persistir, confira também se o chip é habilitado. Geralmente é possível conferir descrito no próprio objeto. O usuário também pode entrar em contato com a operadora para se certificar de que o SIM está com o 4G ativado.


5. Fique atento ao estado do chip

Chip danificado pode causar problemas no funcionamento de redes móveis.

Se o chip for mal cortado ou muito antigo, existe a possibilidade de haver mau contato. Dessa forma, pode ser que a cobertura da operadora fique comprometida inclusive na conexão 4G. Se este for o problema, entre em contato com a operadora e troque o chip, mas lembre-se de conferir se o novo é habilitado para conexões 4G.


6. Reinicie o celular

Reiniciar o celular pode resolver falha.

O bom e velho truque de reiniciar o aparelho pode resolver o problema. A operadora, ou o próprio smartphone podem estar passando por um problema temporário. Reiniciar o celular pode resolver a falha, tendo em vista que esse processo redefine algumas configurações básicas do aparelho.

Vale lembrar que caso o problema não seja resolvido com essas dicas, é recomendado consultar uma assistência técnica especializada para que o diagnóstico seja feito de maneira correta.





Fonte: Tech Tudo

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