• Agencia X10

Celular com bateria estufada: saiba o que significa



Indicativos no aparelho que denunciam o inchaço podem causar espanto nos usuários.

Bateria estufada é um dos problemas que podem afetar o funcionamento do celular. O inchaço geralmente pode ser notado visualmente, o que pode assustar os usuários. Quando o componente está danificado, é provável que o smartphone apresente desligamento repentino ou baixo desempenho.

Algumas situações podem indicar que o celular está com a bateria estufada. A manifestação de uma mancha branca na tela causada geralmente devido à pressão no visor de dentro para fora pode ser um indicativo. O telefone também pode apresentar uma leve separação entre o display e o corpo. Outro indício é a movimentação sutil da tela ao pressioná-la. Em casos atípicos, o aparelho pode até apresentar mau cheiro.

Por que a bateria do celular estufa? Fatores como fonte de alimentação de baixa qualidade, utilizar o celular durante o período de recarga, calor externo excessivo, ou defeito de fábrica podem levar ao estufamento da bateria, o que gera danos ao celular e pode até causar acidentes. As baterias dos smartphones são confeccionadas a partir de íons de lítio, ou Li-Ion, na representação química. Tal composição permite armazenar mais energia e vida útil em comparação às utilizadas anteriormente, como as de hidreto metálico de níquel, a Ni-MH. Essas baterias levam no arranjo um conjunto de produtos químicos e metais extremamente voláteis, separados por camadas super finas e não condutoras. O lítio também é um dos metais mais leves. O elemento é prensado e armazenado nas bobinas que darão origem às células de baterias. Para armazenar e fornecer, de fato, a energia ao celular, precisa ocorrer uma reação química envolvendo o Li-Ion. Veja quatro dicas para aumentar a duração da bateria de celulares Android: Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria As células das baterias podem possuir diversos formatos, mas os componentes retangulares e achatadas são os que aparecem nos celulares. Diferente das baterias cilíndricas, estas são menos resistentes à blindagem, portanto, mais vulneráveis à pressões causadas pelo superaquecimento. Em resumo, o fenômeno é o resultado de um processo que ocorre quando o Li-Ion entra em contato com o oxigênio, reagindo de forma a oxidar o lítio. De acordo com o portal especializado Battery University, a oxidação ocasiona a expansão dos componentes da bateria, o que obriga as paredes do componente a se dilatar. Por isso o usuário consegue perceber o estufamento da bateria. O que fazer Ao se deparar com uma bateria estufada, o usuário deve substituí-la imediatamente. O procedimento é recomendado também para os componentes que apresentam sinais mais brandos de estufamento. A recomendação é desligar o celular, se possível colocá-lo em um recipiente à prova de fogo e levar o smartphone à assistência técnica o quanto antes. É de extrema importância repor a peça por outra original, além de recarregar somente com carregadores da própria marca. O descarte desse material deve ser feito no local correto, pois pode apresentar riscos ao ser jogado fora como lixo comum. Para prevenir casos extremos, o ideal é que o usuário evite que o celular aqueça. No primeiro sinal de superaquecimento, mesmo fora da tomada, é recomendado desligar o celular até que ele resfrie naturalmente e por completo. Outras medidas que devem ser consideradas são: verificar se o carregador utilizado é o modelo ideal para o smartphone, além de consultar a tensão e amperagem correta para realizar uma carga segura.





Fonte: Tech Tudo

26 visualizações

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2020 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.