top of page

Celular não registrado na rede: o que fazer para corrigir o problema


Um problema que pode afetar diversos usuários de celulares é a mensagem "Celular não registrado na rede". O aviso pode surgir por diferentes motivos, como pela falta de atualização do sistema operacional, por exemplo. Para resolver o problema, existem diversas alternativas e caso seja algo simples, é possível que o próprio usuário seja capaz de solucionar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para resolver o problema. É importante lembrar que caso nenhuma dessas opções dê resultado, o usuário deve levar o aparelho a uma assistência técnica especializada para que a falha seja identificada e solucionada de forma correta.






1. Retire o chip do aparelho

Para resolver o problema de 'não registrado na rede', retire o chip do aparelho e faça uma limpeza.

Um dos problemas para que apareça o aviso pode ser o chip mal colocado ou até mesmo alguma sujeira presente na entrada. Para isso, desligue o aparelho, retire o chip, limpe o SIM e a gaveta de entrada. Confira também se o chip está bem encaixado. Em caso de chips cortados, é válido conferir se o corte não o danificou. Caso necessário, entre em contato com a operadora para solicitar um novo SIM.


2. Selecione a rede manualmente

Desative a função de selecionar a rede automaticamente.

Existe a possibilidade de o celular não estar reconhecendo a operadora a qual se destina o chip. Se esse for o caso, o usuário pode acessar as configurações do aparelho e desabilitar a opção "selecionar rede automaticamente" e definir manualmente a operadora correta. O processo vai fazer com que o telefone busque pela rede de uma forma específica escolhida pelo usuário.


3. Atualize o sistema operacional

Em alguns casos, o problema surge quando o sistema do smartphone não está atualizado, ou quando a última atualização foi mal sucedida. Para isso, verifique nas configurações do aparelho se existe alguma atualização disponível, tanto para Android quanto para iOS, por exemplo. O problema pode ocorrer por algum bug específico da última versão e os sistemas costumam corrigir o erro com certa agilidade.


4. Verifique se o aparelho não está com IMEI bloqueado

O código IMEI pode ser encontrado na caixa, no sistema ou até mesmo no corpo do aparelho.

Caso o celular esteja impossibilitado de reconhecer a operadora, existe a possibilidade de o aparelho estar com o código IMEI bloqueado. O bloqueio acontece por diversos motivos e pode ser solicitado pela própria operadora. Para saber se este é o problema basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Com o aparelho em mãos, entre no discador de chamadas e digite *#06# para descobrir o código IMEI do aparelho. Dois números irão aparecer na tela se for um aparelho dual chip.


Passo 2. Entre no site consultaaparelhoimpedido.com.br e clique na opção "Consultar IMEI"/"Browse IMEI", que aparece destacada na imagem abaixo.

Passo 3. Na linha disponível para preenchimento, digite o código IMEI encontrado no "Passo 1" e complete a linha de baixo com os caracteres apresentados na verificação de segurança. Em seguida, aperte o botão "Consultar".

Passo 4. Após apresentar os dados, a situação do aparelho será demonstrada. Em caso de não estar registrado na base de dados, isso significa que seu IMEI está funcionando normalmente. Caso o bloqueio seja confirmado, é necessário entrar em contato com a operadora para efetuar o desbloqueio.


5. Coloque o celular no modo avião

Coloque o celular no modo avião e depois desative para tentar solucionar o problema

Outra opção é ativar o modo avião do celular e, após cerca de cinco segundos, desativá-lo. Essa medida faz com que, após a reativação, o aparelho busque novamente as redes disponíveis. Essa técnica pode resolver o problema caso tenha ocorrido algum erro temporário. O modo avião está disponível na barra de notificações ou quando o usuário pressiona o botão de ligar o aparelho.


6. Mude o chip de entrada

Caso o aparelho possua entrada para dois chips, é recomendada a mudança de porta. O problema pode ocorrer quando uma das entradas apresenta falhas e impede o reconhecimento do chip. Para solucionar o problema, desligue o aparelho e mude o chip de lugar. Depois ligue o celular novamente e confira se o reconhecimento da rede foi bem sucedido.


7. Reinicie o aparelho

Reiniciar o celular pode solucionar o erro.

Em muitos casos, vale a aplicação do bom e velho truque de reiniciar o celular. O problema pode ocorrer por algum erro temporário, da operadora, do próprio smartphone, ou até mesmo por uma falha no reconhecimento do chip. Após o procedimento, o usuário desativa todos os aplicativos e libera memória. Além disso, o celular irá buscar a rede novamente.

Vale lembrar que caso o problema não seja resolvido, o recomendado é que o aparelho seja levado a uma assistência técnica especializada para ter um diagnóstico preciso.





Fonte: Tech tudo

52 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating