Nexstill: Como funciona o processador octa-core?
- Agencia X10
- 28 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Primeiro é preciso entender como os núcleos do processador trabalham. Quanto mais divisões, mais rápido eles podem executar a tarefa solicitada, os aplicativos são carregados rapidamente, jogos não travam, vídeos podem ser reproduzidos sem engasgos e muito mais. Mas apenas um bom processador não é suficiente para indicar se um smartphone terá uma boa performance ou não. Tudo depende de como foi pensada a divisão das tarefas dentro do dispositivo.
A maioria dos modernos chips octa-core são baseados em arquitetura da ARM, desenvolvidos a partir de licenças, concedidas para fabricantes parceiras da empresa homônima. Essa arquitetura funciona a partir de um conjunto restrito de instruções que foca em baixo consumo de energia e baixa geração de calor. Ela também precisa considerar detalhes como o clock (calculado em GHz) e outros componentes do celular, como a unidade de processamento gráfico (GPU) e memória RAM disponível.
Vale ressaltar também que um processador octa-core só será mais rápido que um quad-core se os aplicativos executados conseguirem lidar com várias tarefas simultaneamente. Por exemplo, quando o usuário precisa atender a uma chamada e quer continua navegando no celular, seja jogando, postando nas redes sociais ou trabalhando, ele consegue fazer isso simultaneamente porque cada atividade será processada por um núcleo diferente.
Fonte: Techtudo
Comments