Prolongar a duração da bateria do celular é possível por meio de dicas que aproveitam recursos do smartphone e racionalizam o uso da energia. Entre as possibilidades, o usuário pode ativar os modos de economia de energia. A função está presente em aparelhos de marcas como Motorola e Samsung como forma de diminuir a performance do sistema e ganhar horas a mais longe da tomada. Outras possibilidades envolvem o uso de modo escuro em telefones com tela OLED, bloqueio de apps em segundo plano e hábitos mais equilibrados com relação a recursos como Bluetooth e GPS.
1. Modo de economia de energia
Modos de uso de bateria permitem ganhar algumas horas sacrificando recursos do hardware.
Smartphones de diversas marcas podem trazer modos de economia de energia configurados pelo fabricante. Esses modos podem diminuir a velocidade do processador, bloquear comunicações em segundo plano e até reduzir a resolução da tela como formas de poupar energia. Em casos extremos, como o modo Ultra da Samsung, a tela fica em tons de cinza para diminuir o consumo ao máximo.
Uma boa ideia é testar esses modos e avaliar se a diminuição de performance é aceitável. Caso não perceba mudanças significativas, vale deixar o celular em modo de economia e ganhar algumas horas longe da tomada sempre que precisar.
2. Impedir atividade em segundo plano
Remova do aplicativo a permissão para rodar em segundo plano.
Apps que utilizam recursos da Internet podem realizar atividades em segundo plano, como novas interações nas redes, e-mails, mensagens e etc. Essa operação consome bateria e pode representar um consumo elevado, caso o celular esteja com muitos apps nessa situação.
Para evitar o consumo excessivo de energia, o usuário pode impedir que apps executem ações quando o programa não estiver em uso. Para isso, acesse as configurações de aplicativos do seu celular e desligue a função nos apps desejados.
3. Desinstalar apps
Interface de configurações de bateria vai mostrar quais são os apps vilões do seu celular.
Versões mais recentes do Android oferecem uma interface de controle de bateria bastante eficiente, capaz até mesmo de isolar quais apps gastam mais bateria. A interface pode ser usada como forma de elencar os aplicativos que funcionam em segundo plano para resolver a dica anterior, mas também para levantar quais serviços gastam bateria mesmo sem ser usados com grande frequência.
4. Ative o modo escuro
Modo escuro pode representar economia perceptível em telas OLED.
Essa dica deve ser considerada por quem possui celular com tela OLED. Nesses casos, o uso de apps e recursos de sistema com interface escura diminui o consumo da tela, o que tem efeito positivo na duração de bateria.
O recurso, que já é parte do iOS 13, passa a estar presente também no Android 10. Quem usa celulares com Android 9 pode buscar efeito parecido ao aplicar temas escuros por meio de apps e recursos de personalização.
5. Reduza o brilho da tela
Ajuste de intensidade de brilho é um truque que vale para aparelhos OLED ou LCD.
Reduzir a intensidade do brilho pode ser interessante para economizar bateria. Caso o celular possua sensores de iluminação que calibram o brilho automaticamente, pode ser necessário desativar o recurso. A dica pode ser útil para os smartphones com tela OLED e também para telefones com outras tecnologias presentes no display.
6. Modo avião e redes
Modo avião e redes extras desligadas também contribuem para diminuir o consumo.
Outra medida que pode representar uma grande economia de energia é o uso do modo avião. No entanto, vale lembrar que a função torna o celular incomunicável com qualquer rede. Além disso, o usuário pode criar hábitos mais racionais de uso de recursos como Bluetooth, redes de dados e GPS: em vez de deixar essas redes ativas o tempo todo, pode ser válido ligar cada uma delas apenas quando usá-las, já que 4G, Bluetooth e GPS são recursos que consumem energia quando estão ativados.
Fonte: Tech Tudo
Comments