• Agência X10

Método de bloqueio do Android é mais inseguro, aponta estudo


Um estudo conduzido por pesquisadores de segurança na US Naval Academy em parceria com a Universidade de Maryland Baltimore Country classificou o tradicional método de desbloqueio do Android como o mais inseguro entre os disponíveis na atualidade. Em contraposição ao uso de senha numérica ou alfanumérica e também ao desbloqueio biométrico (via digital ou facial), o padrão de ligar pontos é o mais fácil de ser “roubado”.


E o método empregado por possíveis atacantes é bem simples e nada tecnológico: basta observar o desenho feito na tela sem que o usuário de um smartphone perceba. E a pesquisa divulgada nesta semana trata exatamente disso, de como é fácil descobrir a sequência de desbloqueio apenas olhando alguém fazer isso.


Nos testes, uma pessoa observava outra desbloquear a tela do dispositivo a uma distância que variava entre 1,5m e 1,8m. O padrão de ligar pontos pôde ser reproduzido por dois de cada três observadores, enquanto o método com senha de seis dígitos (chamado de PIN e mais comum no iPhone, mas também disponível no Android) era apreendido apenas por um em cada 10 participantes.


Em testes de vídeos, 64% dos participantes puderam descobrir o padrão utilizado para desbloquear um telefone após ver as imagens pela primeira vez. Ao assistir ao material pela segunda vez, esse número subiu para 80%. Quando a senha utilizava um PIN de seis dígitos, apenas 11% pôde identificá-la em uma primeira olhada e 27% conseguiu repetir o feito ao ver o conteúdo novamente.


A explicação


Segundo o professor da US Naval Academy Adam Aviv, isso acontece porque o padrão de desenho utilizado no Android é mais facilmente compreendido pelo cérebro humano. “Padrões se saem realmente bem em memorabilidade, mas é a mesma coisa que pedir a uma pessoa para se lembrar de um glifo”, declarou. “Definitivamente, os padrões são menos seguros que os PINs.”


Se mesmo depois dessa explicação você ainda quiser usar o padrão, o ideal pode ser remover a marcação da linha que liga um ponto ao outro conforme você desliza o dedo pela tela. Para isso, basta ir em Configurações > Segurança > Bloqueio de tela > Botão de configurações. Então é só desmarcar a opção “Tonar o padrão visível”.










Fonte: TecMundo

2 visualizações0 comentário

 Desenvolvido e criado por Agência X10

Desde 2008 ®2021 - Direitos reservados a Nexstill Assistência Técnica Smartphones 

A melhor franquia de assistência técnica de Smartphones do Brasil, Troca de tela na hora em Santo André, Troca de tela na hora em São Caetanos do Sul, Troca de tela na hora em São Bernardo do Campo, Troca de tela na hora em Diadema, Troca de tela na hora em Mauá, troca de bateria IPhone Santo André, assistência †écnica Sansumg em Santo André, assistência †écnica Sansumg São Caetano do Sul, assistência †écnica Sansumg São Bernardo do Campo, assistência †écnica Sansumg Mauá, assistência †écnica Sansumg Diadema, assistência †écnica Motorola em Santo André, assistência †écnica Motorola em São Bernardo do Campo, assistência †écnica Motorola em Mauá, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Motorola em Diadema, assistência †écnica Asus em Santo André, assistência †écnica Zenfone em Santo André, assistência †écnica Zenfone em São Caetano do Sul, assistência †écnica Apple, troca de bateria zenfone, troca de bateria zenfone santo andré, troca de bateria zenfone São Caetano o Sul, troca de bateria zenfone São Bernardo do Campo, troca de bateria zenfone Diadema, troca de bateria zenfone  Mauá, Conserto de celular na hora em Santo André, Conserto de celular na hora em São Bernardo do Campo, Conserto de celular na hora em São Caetano do Sul, Conserto de celular na hora em São Paulo, Conserto de celular na hora em Mauá, Conserto de celular na hora em Diadema, arrumar celular na hora em Santo André, arrumar celular na hora em São Caetano do Sul, arrumar celular na hora em São Bernardo do Campo, arrumar celular na hora em Mauá, arrumar celular na hora em Diadema.